A crise no Mar Vermelho, que começou em dezembro de 2023, com ataques a navios comerciais, continua a afetar o comércio global e a elevar os custos de frete.
O Mar Vermelho é uma das principais rotas marítimas do mundo, conectando a Ásia e a Europa. Por ele, passam cerca de 10% do comércio global, incluindo petróleo, gás natural, contêineres e outros produtos básicos.
Os ataques aos navios comerciais, atribuídos a grupos militantes, aumentaram a incerteza e o risco no Mar Vermelho. Como resultado, as empresas de transporte marítimo estão aumentando os preços do frete para compensar os custos adicionais de segurança e risco.
De acordo com a consultoria Drewry, o custo de fretar um contêiner de 40 pés da China para a Europa subiu para US$ 1.500, de US$ 600 antes dos ataques. Isso representa um aumento de mais de 200%.
O aumento dos custos de frete está pressionando a inflação global e afetou negativamente as empresas que dependem do transporte marítimo para importar ou exportar mercadorias.
No Brasil, o aumento dos custos de frete pode afetar o preço de produtos importados, como alimentos, eletrônicos e roupas. Também pode dificultar as exportações brasileiras, tornando os produtos brasileiros menos competitivos no mercado internacional.
A crise no Mar Vermelho ainda está em andamento e é difícil prever quanto tempo vai durar. No entanto, é provável que os custos de frete continuem elevados por algum tempo, mesmo que os ataques cessem.