Morreu na madrugada desta segunda-feira (29), aos 93 anos, Joyce Campos, neta do escritor Monteiro Lobato. Ela estava internada no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, desde o dia 23 de janeiro, com complicações pulmonares. Joyce era filha de Ruth Lobato, a caçula do autor de obras como O Sítio do Picapau Amarelo e Reinações de Narizinho. Ela deixa três filhos, cinco netos e dois bisnetos.
Joyce nasceu em São Paulo, em 1930, e mudou-se para Americana em 1954, após se casar com o engenheiro José Carlos Campos. Ela era formada em pedagogia e lecionou por muitos anos na rede pública de ensino. Além disso, era uma grande incentivadora da cultura e da literatura, tendo participado de diversos projetos e eventos relacionados ao legado de seu avô.
Em 2018, Joyce recebeu o título de cidadã americanense da Câmara Municipal, em reconhecimento à sua contribuição para a cidade. Ela também foi homenageada pela Fundação Casa de Cultura e pela Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, que leva o nome de seu avô.
O velório de Joyce Campos será realizado na tarde desta segunda-feira, no Cemitério da Saudade, em Americana. O sepultamento está previsto para as 17h.