DEBIAN
Debian é uma das distribuições mais antigas e populares. Ela serviu de base para a criação de diversas outras distribuições populares, tais como Ubuntu e Kurumin. Como suas características de maior destaque podemos citar:
- Sistema de empacotamento .deb;
- Apt-get, que é um sistema de gerenciamento de pacotes instalados mais práticos dentre os
existentes (se não o mais!); - Sua versão estável é exaustivamente testada, o que o torna ideal para servidor (segurança e
estabilidade); - Possui um dos maiores repositórios de pacotes dentre as distros (programas pré-compilados
disponíveis para se instalar).
Download: http://www.br.debian.org/CD/http-ftp
UBUNTU
Ubuntu é uma das distribuições mais populares da atualidade e isso se deve ao fato dela se preocupar muito com o usuário final (desktop). Originalmente baseada no Debian, diferencia-se além do foco no desktop, em sua forma de publicação de novas versões, que são lançadas semestralmente.
Download: http://www.ubuntu.com/download/desktop
TAILS
Tails é um sistema operacional focado na segurança baseados no Debian uma distribuição Linux que visa preservar a privacidade e o anonimato. Todas as suas conexões de saída são obrigadas a passar pelo Tor, e as conexões não-anônimas estão bloqueadas.
O sistema é projetado para ser iniciado como um DVD ao vivo ou um USB ao vivo, e que não deixam rastros digitais na máquina ao menos que explicitamente dito para fazer. O Projeto Tor forneceu apoio financeiro para o seu desenvolvimento.
Tails é um sistema operacional livre, que você pode usar em quase qualquer computador a partir de um DVD, de uma memória USB ou de um cartão SD.
Download: https://tails.boum.org
STEAMOS
O SteamOS é um sistema operacional voltado para gamers. Desenvolvido pela Valve, o sistema operacional é baseado na arquitetura do Linux e está em fase beta. Por causa disso, o suporte a jogos em máquinas com Linux é pequeno, embora esteja crescendo. Atualmente o Steam OS já tem mais de mil games compatíveis com o Linux, de diversos perfis de desenvolvedores.
Download: http://store.steampowered.com/steamos
KNOPPIX
O Knoppix foi um dos primeiros live cds de GNU/Linux e a partir dele surgiram vários projetos como o Kurumin que usou sua capacidade de rodar a partir do CD e o adaptou à realidade deusuários brasileiros e adicionou mais software e scripts de configuração.
Knoppix, algumas vezes escrito KNOPPIX é uma distribuição GNU/Linux baseado no Debian projetada para rodar diretamente em um CD/DVD (Live CD), pendrive (Live USB), sendo uma das primeiras a implementar este método de arranque e execução.
Download: http://www.knopper.net/knoppix
ARCH BANG
ArchBang é uma distribuição GNU/Linux simples que fornece a você um leve sistema Arch Linux combinado com o gerenciador de janelas Openbox. Adequado tanto para desktop e sistemas portáteis – É rápido, estável e sempre atualizado.
Você pode personalizar a instalação para atender às suas necessidades e aproveitar os vastos recursos e conhecimentos da comunidade Arch Linux.
A página de download tem links para ambos os 32 e 64 bits, de arranque como um live CD/USB – permitindo que você facilmente testá-lo antes de fazer uma instalação completa.
Experimente-o agora, temos certeza que você vai se surpreender com o que ArchBang tem para oferecer!
Download: http://sourceforge.net/projects/archbang/files
ARCH LINUX
Arch Linux é uma distribuição fundada por Judd Vinet e é otimizada para processadores i686 (Pentium Pro, II etc e AMD compatíveis). Judd inspirou-se em uma distribuição chamada CRUX.
Arch é uma distribuição rolling release, ou seja, o sistema é atualizado continuamente. Você obterá acesso às novas versões simplesmente mantendo o sistema atualizado através do gerenciador de pacotes. Utiliza o Pacman (Package manager – gerenciador de pacotes) que torna fácil a tarefa dos usuários personalizarem o sistema.
O número de fiéis usuários tem crescido devido as suas inúmeras qualidades e sua filosofia de desenvolvimento.
Download: https://www.archlinux.org/download
BACKBOX
Backbox é uma distribuição baseada no Ubuntu, desenvolvido para executar testes de penetração e realizar avaliações de segurança. Projetado para ser rápido, fácil de usar e fornecer um ambiente desktop completo graças ao seu repositório de software próprio, sempre atualizado para as últimas versões estáveis das mais conhecidas e utilizadas ferramentas de “hacking ético”.
Pode ser iniciada diretamente pelo CD.
Download: http://www.backbox.org/downloads
BACKTRACK
Backtrack, distribuição com foco em testes de seguranças e testes de penetração (pen tests), muito apreciada por hackers e analistas de segurança, podendo ser iniciado diretamente pelo CD (sem necessidade de instalar em disco), mídia removível (pendrive), máquinas virtuais ou direto no disco rígido.
Download: http://www.backtrack-linux.org/downloads
CENTOS
CentOS é uma distribuição de classe Enterprise derivada de códigos fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat Enterprise Linux e mantida pelo CentOS Project.
CentOS proporciona um grande acesso aos softwares padrão da indústria, incluindo total compatibilidade com os pacotes de softwares preparados especificamente para os sistemas da RHEL. Isso lhe dá o mesmo nível de segurança e suporte, através de updates, que outras soluções Enterprise, porém sem custo.
Download: http://www.centosbr.org/downloads
COYOTE LINUX
Coyote Linux é uma pequena distribuição desenvolvida pela Vortech Consulting contendo apenas os serviços necessários para transformar um computador em um roteador de rede ou firewall.
Download: http://coyotelinux.com/downloads
FEDORA
Fedora é uma das mais populares e estáveis distribuições que existem atualmente. Ele era, no começo, um fork para a comunidade, liberado e mantido pela gigante Red Hat que, na época, estava fechando seu sistema e concentrando-se no mercado corporativo. Isso significa que, desde o princípio, o Fedora já contava com o que há de mais moderno em tecnologia de software, assim como também contava com uma das mais competentes e dedicadas equipes em seu desenvolvimento. Se o que você procura é uma distribuição com poderes de ser um servidor estável, mas com as facilidades das ferramentas de configuração gráficas, ou se, simplesmente, deseja um desktop mais robusto, o Fedora será a sua melhor escolha.
Download: http://fedoraproject.org/get-fedora
FREEBSD
O FreeBSD é um sistema operacional livre do tipo Unix descendente do BSD desenvolvido pela Universidade de Berkeley.
Está disponível para as plataformas Intel x86, DEC Alpha, Sparc, PowerPC e PC98 assim como para as arquiteturas baseadas em processadores de 64bits IA-64 e AMD64.
Considerado como robusto e estável, geralmente é utilizado em servidores, como de Internet ou Proxies, mas também pode ser utilizado como estação de trabalho.
Download: http://www.freebsd.org/where.html
GENTOO
Gentoo é uma metadistribuição baseada no sistema gerenciador de pacotes portage. A nomenclatura usada no desenvolvimento do sistema e seus produtos é inspirada na espécie de pinguim Gentoo. O gerenciamento de pacotes no Gentoo é desenhado para ser modular, portátil, fácil de manter, flexível e otimizado para a máquina usuária. Diferentemente da maioria das distribuições de software, normalmente os pacotes são compilados a partir do código fonte, mantendo a tradição dos ports (em inglês) nos sistemas BSD, embora por conveniência, alguns pacotes grandes são disponibilizados também como binários pré-compilados para várias arquiteturas.
O Gentoo descreve-se como uma metadistribuição, “devido a sua adaptabilidade quase ilimitada”.
Download: http://www.gentoo.org/main/en/where.xml
LINUX MINT
Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu, com o qual é totalmente compatível e partilha os mesmos repositórios. Diferencia-se do Ubuntu por incluir drivers e codecs proprietários por padrão e por alguns recursos que permitem fazer em modo gráfico configurações que no Ubuntu são feitas de modo texto.
Utiliza por padrão o desktop Gnome modificado, com um menu no painel inferior junto à barra de tarefas, similar ao menu K do KDE. O propósito da distribuição é providenciar um sistema Linux que funcione “out-of-the-box”; isto é, esteja pronto para uso assim que terminar a instalação. Dessa maneira, o único trabalho do usuário será o de personalizar a aparência, se desejar, e instalar programas extra, caso necessite.
Download: http://www.linuxmint.com/download.php
LUBUNTU
Lubuntu é um projeto derivado do Ubuntu, uma distribuição do sistema operacional GNU/Linux. Seu diferencial está em seu desenvolvimento, que foca netbooks, dispositivos móveis e os micros mais antigos, com menos de 256 MB de RAM.
A interface utilizada é o LXDE, que segue os mesmos padrões gráficos do KDE, mas apesar de ser para micros mais velhos ou com pouco poder de processamento, não significa que o ambiente seja sem efeitos visuais, pelo contrario, ele possui efeitos visuais bons.
Download: http://people.ubuntu.com/~gilir
MAGEIA
Distribuição de origem francesa criada por ex-funcionários e colaboradores da Mandriva. Ao contrário do Mandriva, que é uma entidade comercial, o projeto Mageia é um projeto da comunidade e uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é desenvolver um sistema operacional livre baseado em Linux.
A distribuição vêm apresentando um crescimento acentuado de acordo com o Hit Ranking do site Distrowatch.com.
Download: http://www.mageia.org/pt-br/downloads
MANDRIVA
Mandriva é uma das maiores distribuições da atualidade, nasceu da fusão entre o antigo Mandrake e a brasileira Conectiva.
A Empresa Francesa Mandriva se dedica à distribuição e suporte do sistema operacional Mandriva, tem sua sede administrativa em Paris e um centro de desenvolvimento em Curitiba no Brasil, o laboratório brasileiro recebe o nome de Mandriva Conectiva, a Mandriva também possui um escritório em San Diego nos Estados Unidos. O Mandriva conta também com um grande número de contribuidores pelo mundo, o público-alvo do Mandriva Linux engloba usuários iniciantes no mundo Linux assim como usuários com mais experiência.
Download: http://www2.mandriva.com/br/downloads
MANJARO
Manjaro nasce na Europa com uma equipe de desenvolvedores jovens que oferece uma distribuição GNU/Linux baseada nos pacotes estáveis do Arch, tornando-o 100% compatível com essa distribuição. Embora o Manjaro não seja um Arch, segundo Philip Müller, o objetivo dele é oferecer uma alternativa simples aos usuários que gostam das características do Arch como a sua velocidade, os seus pacotes sempre atualizados, a sua leveza.
Ademais essa distribuição apresenta um visual moderno e agradável, com um instalador simples e que usa o cada vez mais popular escritório XFCE como ambiente gráfico padrão. Todavia a equipe também oferece o Manjaro Linux com os escritórios KDE, Gnome/Cinnamon, OpenBox e outros ambientes gráficos.
Download: http://sourceforge.net/projects/manjarolinux/files/release
MATRIUX
É uma distribuição de segurança, caracterizando-se inteiramente em ferramentas gratuitas, poderosas e open source que podem ser usadas para os mais diversos fins, como por exemplo, testes de penetração, para hackers éticos, para administração de sistemas e rede, para investigações forenses de crimes cibernéticos, análise de vulnerabilidades e muito mais. É uma distribuição projetada para profissionais e entusiastas em segurança, embora possa ser usado
normalmente como seu sistema desktop padrão, Matriux possui essa flexibilidade.
Com Matriux você pode transformar qualquer sistema desktop em um poderoso conjunto de ferramentas de testes de penetração sem ter que instalar nenhum software em seu HD (Hard Disk). Matriux foi projetado para funcionar em um ambiente com um LiveCD/DVD ou com pendrive, podendo também ser instalado em seu disco rígido em apenas algumas etapas. Matriux também inclui um conjunto de ferramentas para forense e recuperação de dados que podem ser usadas para investigações e análises forenses e recuperação de dados.
Download: http://www.matriux.com/index.php?page=download
OPENSUSE
openSUSE é a versão livre do belíssimo sistema operacional Novell SuSE. Além de se comportar de forma muito estável e robusta como servidor, também é muito poderoso quando o assunto é desktop.
Seu diferencial é o famoso YaST (Yeah Another Setup Tool), um software que centraliza todo o processo de instalação, configuração e personalização do sistema Linux. Podemos dizer que esta é uma das cartas-mestre do SuSE, pois pode se comparar ao painel de controle do Windows.
Download: http://software.opensuse.org
SABAYON
Sabayon é um Sistema GNU/Linux completo, baseado no Gentoo. É uma espécie de “Gentoo Full”, ao mesmo tempo binário, semi-binario e de compilação.
Embora possa usar Portage (comando emerge), tem um Gerenciador de Pacotes próprio, chamado Entropy (comando equo) que instala (binários) e/ou adapta (semi-binários) pacotes tipo Gentoo, usando a própria infraestrutura local do Portage.
O Sabayon é conhecido por duas características principais: grande quantidade de aplicativos e beleza ímpar.
É considerada uma das Distros mais bonitas do Mundo e também já foi uma das mais utilizadas. Parte do seu sucesso se deve ao fato de ter uma grande quantidade de aplicativos nativos, incluindo vários jogos e efeitos 3D.
Download: http://www.sabayon.org/mirrors
SLACKWARE
Slackware, junto com Debian e Red Hat, é uma das distribuições “pai” de todas as outras. Idealizada por Patrick Volkerding, Slack – apelido adotado por sua comunidade de usuários – tem como características principais leveza, simplicidade, estabilidade e segurança.
Embora seja considerada por muitos uma distribuição difícil de se usar, voltada para usuário expert ou hacker, possui um sistema de gerenciamento de pacotes simples, assim como sua interface de instalação, que é uma das poucas que continua em modo-texto, mas nem por isso se faz complicada.
Download: http://www.slackware.com/getslack
ZENWALK
Zenwalk (antigo MiniSlack) é uma distribuição para computadores antigos fundada por Jean- Philippe Guillemin. É baseada no Slackware, mas cada vez mais se vem distinguindo dele, mas mantendo a compatibilidade com o mesmo. O ZenWalk necessita de apenas 128 MB de memória RAM e de um processador Intel Pentium III. Pode também ser rodado diretamente do CD. É uma excelente opção para quem tem computadores ou notebooks antigos.
Há quatro versões disponíveis: Standard, que é a versão “normal” para desktops e notebooks; Core, que é um ponto de partida para construir um sistema personalizado; Live, que pode ser rodada no CD e Server, que é optimizada para servidores.
Download: http://www.zenwalk.org
KURUMIN
O Kurumin foi uma distribuição desenvolvida pela equipe do Guia do Hardware e colaboradores, com o objetivo de ser um sistema fácil de usar, voltado especialmente para iniciantes e ex- usuários do Windows. Originalmente o Kurumin foi desenvolvido com base no Knoppix, passando em seguida a utilizar também componentes do Kanotix e outros projetos, além de ser baseado nos pacotes do Debian. Todos os componentes e scripts usados são abertos, o que possibilitou também o surgimento de versões modificadas do sistema.
Apesar de ter feito um grande sucesso e ter sido durante algum tempo uma das distribuições mais usadas no país, o projeto acabou falhando em atrair um grupo de desenvolvedores interessados em participar de forma ativa do desenvolvimento. Este e outros fatores (entre eles a justificada cobrança em torno de novos recursos e melhorias) acabaram fazendo com que o projeto fosse descontinuado em janeiro de 2008.
O Kurumin 7.0r3, disponível em alguns dos mirrors, é uma versão com pequenas atualizações, sincronizada em relação aos repositórios do Debian Etch. Se você já está utilizando o Kurumin 7, pode atualizar o sistema via apt-get, sem necessidade de instalar a nova versão.
Download: http://www.hardware.com.br/kurumin
SALIX
Salix é uma distribuição baseada em Slackware que é simples, rápida e fácil de usar. Salix é compatível com Slackware, para que utilizadores de Slackware possam usufruir dos repositórios Salix. Como o bonsai, Salix é pequeno, leve e o produto de ínfimo cuidado.
Download: http://www.salixos.org/download.html
SATUX
Sistema operacional 100% brasileiro baseado em software livre – tem como objetivo trazer inovação, praticidade, segurança e diversão, tornando sua experiência no mundo digital inigualável.
O Satux disponibiliza até quatro ambientes de trabalho para organizar melhor suas atividades, além de uma interface simples e intuitiva, sem perder a qualidade gráfica que conta com recursos 3D e aplicativos interativos.
O mundo digital oferece inúmeras ferramentas que auxiliam suas tarefas diárias como consultar saldo bancário, realizar transações, compras on-line, troca de arquivos, entre outros. Para que você possa usufruir tudo isso é preciso ter segurança, e o Satux® oferece o suporte necessário para que suas tarefas sejam executadas de forma segura.
Download: http://www.satux.org.br
METAMORPHOSE
O Metamorphose é um sistema operacional completo, voltado para usuários iniciantes ou avançados; Nele você encontra mais de 150 aplicativos, incluindo, jogos (emuladores, games 3D e educativos), editores (HTML, animação, vídeo e áudio) e ainda conta com uma grande gama de aplicativos voltados para areá de multimídia e escritório.
Todos esses recursos podem ser usados rodando o sistema via LIVE-CD, sem alterar nada no seu sistema instalado no HD, ideal para iniciantes em Linux. Você também tem a opção de instala-lo no HD, com um assistente de instalação muito pratico e fácil.
Download: http://metamorphoselinux.net
BRAZILFW
O BrazilFW Firewall and Router é uma mini distribuição Linux que destina a ser um firewall e roteador. Ele é o sucessor do Coyote Linux, iniciado originalmente por Joshua Jackson, e descontinuado na versão 2.24, em Agosto de 2005.
Download: http://www.brazilfw.com.br/downloads/distro
CHAKRA
O Chakra foi criado no interior da Freenode, onde alguns desenvolvedores do KDEmod se reuniam para discussões sobre GNU/Linux. Em um desses encontros resolveram criar um pequeno LiveCD baseado no Arch e com o passar do tempo o Chakra tomou uma outra direção tornando uma distribuição fácil de instalar e usar. Seguindo a filosofia KISS, o Chakra é super flexível na sua usabilidade, que tenta manter as coisas o mais simples possível.
É uma distribuição do sistema operacional GNU/Linux, desenvolvida para ser usada em desktops ou portáteis com arquitetura de 64bits (x86_64). O seu foco principal é no ambiente gráfico KDE e nos aplicativos desenvolvidos em Qt para manter seu sistema limpo de aplicações GTK. O Chakra é half-rolling, onde as releases se baseam no KDE, isto significa que a cada nova versão do KDE haverá um novo release da distribuição.
Download: http://chakraos.org/home/?get
EPIDEMIC LINUX
Distro brasileiríssima, baseada no Debian Squeeze, excelente para novatos e “cascudos”, vem sendo continuamente atualizada e já está na versão 3.2B1, lançada recentemente.
Download: http://www.epidemiclinux.org/download
PUPPY LINUX
Puppy Linux é uma distribuição Live CD iniciada por by Barry Kauler. Puppy é muito pequeno, e desenvolvido para ser seguro, fácil de usar e completamente customizável. Todo o sistema operacional e todos os outros aplicativos rodam da memória RAM.
Há algumas aplicações inclusas tais como SeaMonkey/Mozilla, AbiWord, Sodipodi, Gnumeric, e Gxine/Xine. Há ainda a possibilidade de ser adicionar aplicações, com a ferramenta Setup, adicionar e remover. A distribuição foi desenvolvida do zero, não é baseada em nenhuma outra
distribuição.
Download: http://www.puppylinux.com/download/index.html
DAMN SMALL LINUX
Sistema operacional livre, Damn Small é uma mini-distribuição. Designada para executar aplicativos gráficos em computadores antigos, esta distribuição é muito pequena, possuindo apenas 50 MB de arquivos de instalação.
Damn Small Linux foi originalmente desenvolvido como um experimento para verificação de quantos sistemas funcionais preenchiam um live CD de somente 50 MB. Porém, com o tempo esta distribuição cresceu e se tornou um projeto concreto, com centenas de horas de desenvolvimento.
Com uma área de trabalho completa, esta distribuição possui aplicativos escolhidos com o melhor equilíbrio entre funcionalidade, tamanho e velocidade. Entre os principais aplicativos estão o tocador de músicas XMMS, o Firefox, o Xpdf, os editores Vim e Nano, o mensageiro Naim, o processador de texto Ted, clientes FTP e DHCP, entre outros.
Download: http://damnsmalllinux.org/
SLITAZ
O SliTaz é um sistema operacional livre, leve, rápido e estável que funciona completamente carregado na memória RAM e inicia a partir de mídias removíveis como um cdrom ou um pendrive. É distribuído na forma de LiveCD, o que significa que se pode obter uma imagem ISO a partir do site e gravá-la em um cdrom do qual você pode iniciar o sistema. Quando este estiver funcionando, pode-se ejetar o LiveCD e usar o drive de cd para outras tarefas. O Sistema Live fornece uma distribuição gráfica completamente funcional e permite a você manter seus dados e configurações pessoais em mídias graváveis. O sistema pode ser expandido com o gerenciador de pacotes Tazpkg e atualizações de segurança são fornecidas para as versões stable (estável) e cooking (testes).
Download: http://www.slitaz.org/pt/get
KALI LINUX
Kali Linux é a nova geração da distribuição líder na indústria de testes des intrusão e auditoria de segurança, BackTrack. Kali Linux é uma reconstrução completa a partir do zero, aderindo completamente aos padrões de desenvolvimento Debian.
Download: http://br.docs.kali.org/download-pt-br/faca-o-download-das-imagens-oficiais-do-kali
BODHI LINUX
Bodhi Linux é uma distribuição destinada para computadores com poucos recursos de hardware. O estilo do sistema Bodhi prevê poucos programas instalados, somente os extremamente necessários. Isto acaba exigindo poucos recursos computacionais e faz com que se torne realmente útil para PC’s mais antigos.
O mínimo exigido para rodar o Bodhi Linux é apenas: 300+MHz CPU, 128MB RAM e 2.5GB de disco!
Download: http://www.bodhilinux.com/download
FUNTOO LINUX
Funtoo é um Sistema Operacional livre, baseado em Linux, baseado no Gentoo e iniciado em torno de 2008 por Daniel Robbins, membro criador e líder de projeto do Gentoo.
O Funtoo tem uma série de mudanças em pacotes considerados base, como por exemplo suporte nativo a UTF-8, e já habilitado por padrão.
Download: http://www.funtoo.org/Subarches
DUZERU
Uma distribuição brasileira. Boas ideias surgem de nossas próprias necessidades ou a partir de problemas que tentamos solucionar, assim surgiu o DuZeru, para solucionar de maneira fácil questões de sustentabilidade, adaptação e melhor desempenho em desktops e notebooks.
Une o melhor entre sistemas operacionais e interfaces gráficas do mundo Linux, atendendo às necessidades do usuário casual, eventual, profissional ou estudante. A moeda de troca deste projeto voluntário é conhecimento mútuo, quando fazemos algo com amor e dedicação em primeiro lugar, fica bem feito.
Download: http://duzeru.org/
Entre outras distribuições como:
AriOS – http://arioslinux.org
CCux Linux – http://ccux-linux.de
Elementary OS – http://elementary.io
Emmabuntüs – http://emmabuntus.org
Fusion Linux – http://fusionlinux.org
Greenie Linux – http://sourceforge.net/projects/greenie
Joli OS – http://www.jolicloud.com
Mageia – http://www.mageia.org
MEPIS Linux – http://www.mepis.org
Netrunner – http://www.netrunner.com
Black Lab Linux – http://www.blacklablinux.org
Oz Unity – https://www.ultimateeditionoz.com
OpenMandriva Lx – http://openmandriva.org
PCLinuxOS – http://www.pclinuxos.com
Pinguy OS – http://www.pinguyos.com
RosaLinux – http://www.rosalab.com
Sabayon Linux – http://www.sabayon.org
SuperX – http://superxos.com
Toutou Linux – http://toutoulinux.free.fr
UberStudent – http://uberstudent.com
BRLix – http://www.brlix.com
Kaiana – https://kaiana.com.br
Korora Project – https://kororaproject.org
Zorin OS – http://www.zorin-os.com
Unity Linux – http://unity-linux.org
Parsix GNU/Linux – http://www.parsix.org
Trisquel GNU/Linux – http://trisquel.info
Doudou Linux – http://www.doudoulinux.org
Quimo4Kids – http://www.qimo4kids.com
Edubuntu – http://www.edubuntu.org
ALT Linux – http://www.altlinux.com
CrunchBang Linux – http://crunchbanglinux.org
Freedows – http://www.freedows.com
gNewSense – http://www.gnewsense.org
Insigne Linux – http://www.insignesoftware.com
Trisquel GNU/Linux – http://trisquel.info
Alinex – http://www.alinex.org
Linux Caixa Mágica – http://linux.caixamagica.pt
Fluxbuntu Linux – http://fluxbuntu.org
Linux Mangaka – https://animesoft.wordpress.com/linux
Kubuntu – http://www.kubuntu.org
LinEx – http://linex.gobex.es
Resulinux – http://www.resulinux.net
Debian Edu/Skolelinux – http://www.skolelinux.org
Ultimate Edition – http://ultimateedition.info
ZevenOS – http://www.zevenos.com
Xandros Desktop OS – http://www.xandros.com
Foresight Linux – http://www.foresightlinux.org
Gentoo Linux – http://www.gentoo.org
Litrix Linux – http://www.litrixlinux.org
GoboLinux – http://www.gobolinux.org
Deepin – http://deepin.org
Linux From Scratch – http://www.linuxfromscratch.org
Red Hat Enterprise Linux – http://www.redhat.com
Ekaaty – http://www.ekaaty.org
Muriqui Linux – http://www.muriquilinux.com.br
eZeY – https://sourceforge.net/projects/xange
PCLinuxOS – http://www.pclinuxos.com
Yellow Dog Linux – http://www.fixstars.com/en/technologies/linux
Imagineos – http://www.imagineos.com.br
Slax – http://www.slax.org
Vector Linux – http://www.vectorlinux.com
Hymera – http://www.hymera.it
ALT Linux – http://www.altlinux.com
Gnoppix Linux – http://www.gnoppix.org
Kalango Linux – http://kalangolinux.org
Kanotix – http://kanotix.com
LinuxFX – http://www.linuxfx.org
Moblin – http://moblin.org
Morphix – http://morphix.sourceforge.net
NimbleX – http://www.nimblex.net
Paipix – http://www.paipix.org
PHLAK – http://www.phlak.org
Poseidon Linux – http://www.poseidonlinux.org
RosaLinux – http://www.rosalab.com
Slax – http://www.slax.org
eZeY – https://sourceforge.net/projects/xange
Yoper Linux – http://yoper-linux.org
Desktops
O sistema operacional Linux possui dois tipos de interfaces para que o usuário possa interagir com o sistema operacional. As interfaces gráficas e a interface de linha de comando. As interfaces gráficas foram desenvolvidas inicialmente por Douglas C. Engelbart e também chamadas de ambientes gráficos, Desktop’s ou GUI (Graphical User Interfaces). Alguns exemplos para o
GNU/Linux são:
Kde – KDE é uma comunidade internacional de software livre produzindo um conjunto de aplicativos multiplataforma projetados para funcionar em conjunto com sistemas GNU/Linux, FreeBSD, Solaris, Microsoft Windows, e Apple Mac OS.
Gnome – GNOME é um projeto de software livre abrangendo o Ambiente de Trabalho GNOME, para os usuários, e a Plataforma de Desenvolvimento GNOME, para os desenvolvedores.
LXDE – LXDE é um ambiente de desktop open source para Unix e outras plataformas POSIX, como Linux e BSD. O nome LXDE significa “Lightweight X11 Desktop Environment”. LXDE foi desenvolvido para funcionar bem em computadores lentos.
LXQT (Junção do LXDE com o Razor-QT) – LXQt ou LXDE-Qt é um novo ambiente de trabalho leve. Ele é o resultado da fusão do LXDE com o Razor-Qt. Ele usa o gerenciador de janelas Openbox, gerenciador de arquivos PCManFM-Qt (que é um port em qt do PCManFM), o painel de desktop razor-panel, bem como outros itens Qt como seus Core Components.
Xfce – Xfce é um ambiente de trabalho gráfico, executado sobre o sistema de janelas X em sistemas Unix, seus derivados e Linux. Assim como GNOME 2, o Xfce utiliza a biblioteca GTK+2 para fazer a interface com o usuário.
Fluxbox – Fluxbox é um gerenciador de janelas livre para X Window System baseado no código do BlackBox 0.61.1. O Fluxbox se encontra na versão 1.3.2, lançada em 29 de outubro de 2011
Blanes – É uma interface gráfica igual ao windows, na verdade, confunde muito mesmo, é muito bom para corporações, pois visualmente, o usuário não irá sentir difereça e dificuldade alguma.
Blackbox – BlackBox é um gerenciador de janelas livre para sistemas Unix-like com X Window System. Se destaca pela leveza, sendo ideal para quem usa micro-computadores com poucos recursos e não quer abrir mão de uma interface gráfica.
Windowmaker – Window Maker é um gerenciador de janela criado pelo brasileiro Alfredo Kojima seguindo conceitos do projeto AfterStep somado a novas ideias. Apesar de não compartilhar as mesmas bibliotecas ou ser escrito em Objective-C, é o Window Manager recomendado pelo projeto GNUStep, por compartilhar o mesmo layout do extinto NeXTStep/OpenStep.
Afterstep – AfterStep é um gerenciador de janelas para o X Window System. Seu objetivo de desenvolvimento é permitir flexibilidade da configuração, uma estética aprimorada e um eficiente uso dos recursos. Foi originalmente desenvolvido por Bo Yang sob o nome de BowMan baseado no FVWM. Originando-se do FVWM e BowMan, o AfterStep foi desenvolvido inicialmente por Dan Weeks, Frank Fejes e Alfredo Kojima e projetado com o objetivo imitar as características do NeXTSTEP.
Enlightenment – O enlightenment é um ambiente de trabalho (desktop environment) completamente open-source e independente que tem sido desenvolvido há mais de 10 anos. Embora seja à primeira vista só um “gestor de janelas”, por ter um vasto leque de aplicações, bibliotecas e serviços, pode ser considerado de fato um DE independente.
IceWM – IceWM, no contexto dos sistemas Unix, é um gerenciador de janelas para o X Window System. Foi escrito em C++ por Marko Maček e é liberado sob os termos da GNU General Public License. É relativamente leve no uso da memória e do uso do processador, e vem com temas que permitem imitar o UI do Windows 95, OS/2, e Motif e de outras GUI.
FVWM – FVWM95 é um gerenciador de janela para Unix baseado no FVWM cujo objetivo é criar uma interface similar ao do Microsoft Windows 95.
Kahakai – O Kahakai é um window manager baseado no Waimea (window manager baseado em Blackbox desenvolvido pelo freedesktop.org, o mesmo do Xorg), porém com suporte a temas do Blackbox, Waimea e até do Fluxbox, Openbox, Hackbox e alguns outros.
ZappWM – Zappwm é um projeto de “Window Manager” leve e customizável, recém atualizado na versão 2.5, para Linux. Aliás, esta descrição é apenas um apelo popular, pois ele não é um W.M. e sim um ambiente de desenvolvimento.
dwm – dwm (dynamic window manager), é um dos menores e mais leves gerenciadores de janelas para servidor X com desenvolvimento ativo. Possui seu código fonte distribuído sob a MIT/X Consortium license. O dwm é constituído de um único binário, não possui arquivos de configuração, as configurações podem ser adicionadas ao seu código fonte, editando o arquivo config.h. Seu código fonte possui 56.414 bytes em sua versão dwm-5.0.1 já descompactado. Seus desenvolvedores buscam otimizar seu código, mantendo-o no entanto pequeno e leve, tendo 2 mil linhas de código como limite estabelecido segundo os próprios para a qualidade da aplicação.
Sawfish – Sawfish é um gerenciador de janela para o X Window System. Utiliza uma linguagem de script semelhante ao Lisp chamada librep. Foi inicialmente chamado Sawmill, mas foi alterado devido a outro software de mesmo nome. Foi o gerenciador de janela padrão do GNOME até a versão 2.2, na qual foi substituido pelo Metacity.
OpenBox – Openbox é um gerenciador de janelas livre para sistemas Unix-like com X Window System, licenciado sob GNU General Public License. Openbox foi derivado originalmente de Blackbox 0.65.0, mas foi reescrito totalmente em C e, desde a versão 3.0, não é baseado em nenhum código do Blackbox.
Sistemas móveis (Mobile)
- Motomagx – sistema especialmente desenvolvido para celulares Motorola;
- LinuxMod – sistema baseado no Motomagx;
- Maemo – sistema desenvolvida pela Nokia. Actualmente o único dispositivo suportado
(oficialmente) é o Nokia N900; - Android – sistema desenvolvido pelo Google;
- MeeGo – sistema desenvolvido pela Nokia;
- Dingux – sistema desenvolvido por terceiros;
- Opendingux – sistema desenvolvido para substituir dingux.
Interpretadores de comandos
Representando a interface de acesso no modo texto, ou CLI (Command Line Interface) do Linux, eles são a principal forma de controle remoto e gerenciamento do sistema. Exemplos de interfaces de linha de comando, também chamados de Shell’s ou interpretadores de comandos:
sh – Shell script é uma linguagem de script usada em vários sistemas operativos (operacionais), com diferentes dialetos, dependendo do interpretador de comandos utilizado. Um exemplo de interpretador de comandos é o bash, usado na grande maioria das distribuições GNU/Linux.
ksh – Sendo considerado o mais popular Shell em sistemas Unix, o Korn Shell foi desenvolvido por David Korn, do Bell Labs, e é um superconjunto do sh, isto é, possui todas as facilidades do sh e a elas agregou muitas outras. A compatibilidade total com o sh vem trazendo muitos usuários e programadores de Shell para este ambiente. Resumindo, KSH – korn Shell foi o primeiro Shell a introduzir recursos avançados.
pdksh – uma reimplementação de ksh, é um interpretador de comandos destinado tanto para uso interativo como em shell scripts. Sua linguagem de comandos é um superconjunto da linguagem sh shell.
bash – Bash é um interpretador de comandos compatível com sh, que executa comandos lidos da entrada padrão ou de um arquivo. Bash também incorpora características úteis das shells Korn e C (ksh e csh). Bash tem sido desenvolvido para ser uma implementação compatível com a especificação IEEE Posix para shells e ferramentas (IEEE Working Group 1003.2).
csh – O Csh ou C shell foi desenvolvido por Bill Joy da Universidade de Berkeley é o Shell mais utilizado em ambientes *BSD e Xenix. Derivado originalmente da sexta edição do Unix /bin/sh (que era o Thompson shell), predecessor do Bourne shell.
fish – É uma linha de comando inteligente uma shell para OS X, Linux e para o resto das distribuições.
tcsh – “tcsh” é uma versão melhorada da csh (C shell), com características adicionais como history dos comandos, complemento de nome de arquivo e prompts.
zsh – zsh é uma versão melhorada do bourne shell com essas características: – muito próximo da gramática do ksh/sh, com adições csh – várias características do ksh, bash e tcsh – 75 funções embutidas, 89 opções, 154 combinações de teclas – seleção – funções shell e muito mais.
ash – ash é um clone do shell bourne de Berkeley. Ele suporta todos os comandos-padrão da Bourne shell e tem a vantagem de suportá-los com um tamanho consideravelmente menor do que bash.
dash – É uma shell minimalista compatível com POSIX. Ela pode ser muito mais rápida do que o Bash, e leva-se menos da memória quando em uso. Possui scripts de conformidade do POSIX mais especifico /bin/shna primeira linha do script, o que significa que ele será executado em /bin/shcomo o shell, que por padrão no Arch é um link simbólico para /bin/bash.
rc – rc (abreviação de comandos de operação) é o “interpretador de comandos para Sistemas Operacionais Versão 10 Unix e Plan 9 da Bell Labs. Parece que a shell Bourne, possui uma sintaxe um pouco mais fácil. Ela foi criada por Tom Duff, mais conhecido pela construção do dispositivo de Duff da linguagem de programação C.
rsh – Uma shell restrita, uma shell para Unix.
ssh – Secure Shell (SSH) é um protocolo de rede criptográfico para operação de serviços de rede de forma segura sobre uma rede insegura. A melhor aplicação de exemplo conhecida é para login remoto a sistemas de computadores pelos usuários. O SSH foi projetado como um substituto para o Telnet e para protocolos de shell remotos inseguros como os protocolos Berkeley rlogin, rsh e rexec.
screen – Para quem gosta ou adora o shell do Linux existe o “screen”, que quando habilitado atua como um gerenciador de janelas em modo shell.