O Ministério Público Eleitoral (MPE) recomendou a cassação do mandato do ex-secretário de Aquicultura e Pesca do governo de Jair Bolsonaro, o senador Jorge Seif (PL-SC), por suposta interferência do empresário Luciano Hang, da loja de departamentos Havan, na sua campanha nas eleições de 2022. Em sua manifestação, o MPE também recomendou a inelegibilidade de Seif e Hang, além da aplicação de multa.
Segundo o MPE, a relação entre Luciano Hang como empresário e Luciano Hang como cidadão contaminou e prejudicou a atuação de um cidadão que queria apoiar uma ideologia e uma candidatura. O senador teria usado cinco aeronaves da loja Havan durante a campanha, sem prestar contas à Justiça Eleitoral. Além disso, o aliado de Bolsonaro teria sido financiado por um sindicato e recebido assessoria de imprensa por parte da empresa de Hang, o que é vedado pela legislação. Caso o senador seja condenado, sua defesa ainda poderia recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em nota, o senador afirmou que o parecer do MPE não “altera as boas expectativas quanto ao julgamento final” . Vale ressaltar que, em maio do ano passado, o ex-prefeito de Brusque, Ari Vequi, foi cassado justamente por ter usado a estrutura da Havan nas eleições de 2020.