Quinta-feira Santa é feriado ou ponto facultativo?

 No calendário oficial, a Quinta-Feira Santa não é feriado. No entanto, Estados e Municípios têm autonomia para decretar ponto facultativo na data, liberando órgãos públicos para liberarem os servidores. Portanto, embora a Sexta-Feira Santa (7) seja considerada feriado nacional, a véspera do feriado, popularmente chamada de “quinta-feira santa”, é um dia normal de trabalho para a maioria dos trabalhadores brasileiros, a menos que exista uma lei municipal determinando que o dia é de descanso.



De acordo com Cíntia Fernandes, sócia do escritório Mauro Menezes & Advogados, a quinta-feira pode ser considerada ponto facultativo por estados e municípios, mas isso não obriga os empregadores da iniciativa privada a liberarem seus empregados. No entanto, empresas e funcionários podem fazer acordos para que todos folguem na véspera do feriado e depois compensem as horas não trabalhadas em outros dias.

O professor e doutor em Direito do Trabalho, Eduardo Pragmácio Filho, sócio do Furtado Pragmácio Advogados, destaca que a Sexta-Feira Santa é um feriado declarado em lei federal, portanto, vale para todo o país. Somente uma lei municipal pode determinar que a “quinta-feira santa” é feriado. Nem mesmo uma lei estadual pode considerar a quinta-feira como feriado para fins trabalhistas. Portanto, as empresas devem verificar se na localidade da prestação de serviços existe uma lei municipal declarando a quinta-feira da Semana Santa como feriado. Caso contrário, é um dia normal de trabalho.

Se os empregadores optarem por liberar os empregados na quinta-feira, eles podem fazê-lo sem estabelecer nenhuma condição ou determinar um acordo de compensação posterior das horas não trabalhadas. No entanto, é importante que tudo seja devidamente esclarecido para evitar dúvidas quanto aos direitos e deveres dos trabalhadores. Se a empresa permitir a “emenda” da quinta-feira com a sexta-feira, deve estabelecer no momento do acordo com o empregado as condições para dar esse dia como folga. Se a empresa liberar o empregado sem estabelecer a compensação das horas não trabalhadas, esse dia não poderá ser descontado do salário.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Previsão do Tempo

Carregando previsão...

Cotação de Moedas (em BRL)

Carregando cotações...