Acidente de caminhão de ácido sulfônico em SC causa danos ambientais
Um caminhão tombou na manhã de hoje na SC-418, na Serra Dona Francisca, em Santa Catarina. O local é considerado área de proteção ambiental.
A carga de ácido sulfônico, considerada "altamente perigosa" pela polícia, afetou o rio Cubatão, que passa na região. O produto "avança com velocidade pelas águas", informou a prefeitura em nota.
O ácido sulfônico é um produto químico altamente corrosivo que pode causar danos à saúde humana e ao meio ambiente. Ele pode causar queimaduras na pele, nos olhos e no sistema respiratório. Também pode contaminar o solo e a água.
A prefeitura informou que as equipes de limpeza e descontaminação já estão no local. No entanto, ainda não há previsão de quando o rio será liberado para uso.
O motorista do caminhão, que não teve ferimentos graves, foi preso. As autoridades locais estão investigando as causas do acidente.
Impactos ambientais
O vazamento de ácido sulfônico no rio Cubatão pode causar danos ambientais significativos. O produto químico pode causar a morte de peixes e outros animais aquáticos. Também pode contaminar o solo e a água subterrânea.
Os danos ao meio ambiente podem levar anos para serem recuperados. A prefeitura de Joinville estima que o custo da limpeza e descontaminação do rio pode chegar a R$ 1 milhão.
Precauções
As autoridades locais estão pedindo que a população evite entrar em contato com a água do rio Cubatão. Também é recomendado que as pessoas que vivem nas proximidades do rio fiquem atentas a possíveis sintomas de intoxicação, como irritação nos olhos, na pele e no sistema respiratório.
Caso alguém entre em contato com o ácido sulfônico, é importante lavar a área afetada com água corrente e sabão. Também é recomendado procurar atendimento médico imediatamente.