Um jovem de 23 anos morreu em Bari, Puglia, na Itália, após ter sido picado por uma aranha-violinista em 13 de julho. As informações foram divulgadas pela ANSA, agência de notícias italiana, no último sábado (17). De acordo com fontes médicas, Giuseppe Russo foi picado na perna direita em Collepasso, na província de Lecce, enquanto trabalhava no campo.
O que é aranha-violinista?
A aranha-violinista é uma espécie de aranha conhecida pelo nome científico Loxosceles reclusa. Ela é nativa dos Estados Unidos e pode ser prejudicial à saúde dos humanos.
Esse tipo de aranha possui cor marrom e tem cerca de 9 milímetros de comprimento e pernas longas. Ela possui três pares de olhos e tem uma marcação em forma de violino no cefalotórax — essa é a origem do nome popular “aranha-violinista”.
A espécie é comumente encontrada em pedras, tábuas e cascas de árvores e troncos mortos em áreas rurais. Em locais urbanizados, ela pode viver dentro de rachaduras em paredes, telhas, tijolos, tábuas de madeira e embaixo de móveis. Sua preferência é por locais quentes e secos. Geralmente, a aranha-violinista possui hábitos noturnos e constrói teias irregulares.
